UFC marca 3 gols, mas é vencida pelo Eusébio no Cearense de Futsal

Data de publicação: 13 de agosto de 2018. Categoria: Sem categoria

Jogando pelas quartas de final do Campeonato Cearense de Futsal masculino adulto, a UFC enfrentou o time do Eusébio, na tarde/noite do sábado (11), na Quadra do CEU, no Campus do Benfica. O jogo foi marcado por viradas no placar, jogadas rápidas e emocionantes, expulsões e arbitragem polêmica. O placar foi de 6 a 3 para a equipe visitante. A próxima partida entre as duas equipes será no próximo sábado, na cidade do Eusébio, com a UFC tendo a obrigação de vencer no tempo normal e na prorrogação para conseguir passar para as semifinais da Competição.

O início do jogo foi muito truncado. Ambas equipes não se arriscavam muito ao ataque. O treinador da UFC Clovandi Costa lançou como formação inicial Thyago, Roner, Bruno Alex, Pedro Melo e Kooldy. Aos 3min54seg, numa cobrança de escanteio pelo lado esquerdo, o Eusébio abriu o marcador, através de um chute rasteiro de Paulo André, no canto esquerdo do goleiro Thyago. A UFC sentiu o gol e aos 8min43seg, novamente pelo lado esquerdo do ataque, dessa vez num chute pelo alto, Leandro ampliou o placar para os visitantes.

O time da UFC continuava sem render o esperado, mas aos 11min02seg o goleiro do Eusébio cometeu pênalti em Adison. Pedro Melo foi para a cobrança e diminuiu a vantagem dos visitantes. O gol, entretanto, não mudou o panorama da partida. Mas aos 17min44seg, novamente Pedro Melo, em uma jogada em cobrança de uma falta, onde Roner rolou a bola para o forte chute do ala da UFC, a partida teve o placar novamente mexido e igualado. O jogo ficou mais pegado e com as duas equipes evitando se arriscarem muito ao ataque.

No intervalo o treinador Clovandi Costa pediu que seus atletas acordassem para o jogo, deixando de marcar “acompanhando” os adversários para se anteciparem, apertando a marcação. A orientação surtiu efeito e a UFC voltou para o segundo tempo “mordendo” o adversário. As duas equipes resolveram abandonar a postura cautelosa e se lançaram no ataque. A UFC começou a desperdiçar muitas chances de marcar, através de Vicente e Breno, que deram mais rapidez ao jogo. A arbitragem começou a ser questionada em vários lances, quando por uma falta por trás, Adison acabou levando o segundo amarelo e sendo expulso aos 7min19seg.

Como penalidade, a UFC deveria ficar dois minutos com um jogador a menos, até que pudesse repor o atleta expulso. Com um jogador a menos em quadra a UFC passou a apenas se defender, conseguindo barrar as investidas do Eusébio. Aos 10min21seg, num forte chute pelo alto, Pedro Melo marcou seu terceiro gol na partida e colocou o time da Casa em vantagem no placar.

Os visitantes imprimiram mais velocidade ao jogo, buscando o empate, mas esbarrava na boa marcação da UFC. A arbitragem marcou várias faltas contra a UFC e o limite de cinco faltas acabou por ser “estourado”. Numa falta do pivô Marcão no ataque, o Eusébio teve para si um tiro livre de 10 metros. Paulo André foi para a cobrança e deixou tudo igual no placar. A UFC era melhor no jogo e continuou dominando as ações. Aos 14min45seg o atleta Gleyson, do Eusébio, cometeu falta no pivô Marcão e levou o segundo cartão amarelo e o vermelho automático.

Foi a vez da UFC ficar com um atleta a mais em quadra por dois minutos, o que ocasionou uma verdadeira “blitz” ao adversário em sua quadra defensiva. Nesse intervalo de tempo, a equipe da Casa teve diversas oportunidades de marcar, esbarrando no goleiro adversário ou mesmo na falta de sorte de seus jogadores. Aos 15min30seg a UFC carimbou o travessão do Eusébio, na melhor chance de desempatar a partida. Em rápidos ataques o time da Casa criou incontáveis oportunidades de marcar. Diante da pressão total da UFC, os jogadores do Eusébio iam ao chão e diziam estar machucados a cada contato com o oponente, como forma de parar o jogo e arrefecer o ímpeto da UFC.

O jogo continuava muito disputado até que a arbitragem marcou, novamente, aos 17min01seg, uma falta de Marcão no ataque. A marcação gerou muitos protestos do time e do banco da UFC. A arbitragem expulsou, por reclamação, o auxiliar técnico Chico do banco da UFC. A infração marcada contra o atleta da Casa resultou em outro tiro livre de 10 metros, novamente cobrado e convertido por Paulo André.

Em desvantagem no placar o treinador Clovandi lançou mão do goleiro linha, colocando Roner como o quinto jogador de linha. Aos 17min20seg, numa bobeira da UFC no ataque, o Eusébio roubou a bola e ampliou o marcador. Aos 18min14seg, com o gol desguarnecido, os visitantes marcaram novamente. A arbitragem expulsou o jogador da UFC Roner por reclamação. Não havia mais tempo para uma reação e a primeira partida das quartas de final do Estadual terminou com o placar de UFC 3 x 6 Eusébio. No próximo sábado as duas equipes voltam a se enfrentar para definir quem passará para as semifinais.

O grupo que disputou a partida foi: Thyago, Everton (goleiros), Rogério, Roner, Kooldy, Vicente, Marcão, Breno, Adison, Anderson Lira, P.H., Pedro Melo, Wenderson e Bruno Alex; fisioterapeuta: Shalima; Treinador: Clovandi Costa; auxiliares: Lucas, Chicão e Jonathas.