Área do cabeçalho
gov.br
Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em:Português
Brasão da Universidade Federal do Ceará

Universidade Federal do Ceará
Desporto Universitário

Área do conteúdo

UFC bate o Sumov pelo Campeonato Cearense de Futsal

Data da publicação: 6 de maio de 2018 Categoria: Sem categoria Tags: , ,

Jogando na tarde/noite desse sábado, 05/05, no Ginásio Aécio de Borba, no Benfica, o time de futsal masculino adulto da Universidade Federal do Ceará (UFC) conseguiu sua segunda vitória no Campeonato Cearense da modalidade. O adversário foi o Sumov e o destaque foi a maneira como a equipe impôs seu jogo e a maturidade que o time apresentou em quadra, demonstrando um grande avanço em relação aos jogos passados, embora ainda se tenha registrado um pouco de dificuldade nas finalizações.

 

Em pé, da esquerda para a direita: Osvaldo, Thyago, Adison, P.H., Marcão, Berg, Roner, Everton, Júnior e Clovandi. Agachados, no mesmo sentido: Pedro, Jhonas, Kooldy, Bruno Alex, Rogério, Jefferson e Wenderson

Mesmo jogando na casa do adversário, desde o início do time da UFC impôs seu jogo. O treinador Clovandi Costa lançou em quadra a seguinte formação inicial: Everton, Kooldy, Jefferson, Roner e Pedro. Logo aos 2min9seg Pedro abriu o marcador, numa jogada pela esquerda do ataque. O gol logo no início deu a impressão de que o jogo seria fácil. Mas do outro lado estava um dos times de maior tradição no futsal brasileiro.

O jogo era equilibrado. O Sumov tentava valer o fato de jogar em casa e buscava a igualdade no placar. No entanto, era a UFC que se mostrava mais organizada e aplicada taticamente. As chances começaram a aparecer. Kooldy quase marca numa excelente jogada individual, mas a bola tocou caprichosa e levemente a trave adversária. Embora o Sumov tivesse uma ligeira vantagem quanto à posse de bola, eram da UFC as chances efetivas de gol.

A equipe adversária pressionava, mas a UFC neutralizava as investidas. Aos 14min46seg, numa saída de bola errada, o goleiro Everton tentou dar um passe com os pés para um companheiro. A bola, entretanto, rebateu no jogador Danilo e morreu no fundo das redes, decretando o empate. A falha e a igualdade no placar não causaram modificação no estilo de jogo da UFC, que manteve o volume de jogo. Tanto que um minuto após, aos 15min44seg, numa jogada iniciada pela esquerda por Bruno Alex, Berg finalizou para o gol do Sumov, desempatando a partida.

O Sumov também manteve seu intento de tentar tomar a iniciativa e as rédeas do jogo, mas num rápido contra-ataque, também um minuto após o segundo gol, Jefferson ampliou o escore marcando o terceiro gol, aos 16min45seg. O time da UFC continuou a ter o domínio das iniciativas e numa excelente jogada de Berg, Roner quase marca o quarto gol. O final do primeiro tempo registrou o placar de Sumov 1 x 3 UFC.

No segundo tempo o panorama não sofreu qualquer modificação. A UFC teve um início de segunda etapa excelente: logo aos 24seg, em jogada individual pela esquerda do ataque, Pedro desferiu um forte chute no alto do goleiro do Sumov, marcando o quarto gol. A equipe da Casa teve que se lançar ainda mais ao ataque, imprimindo uma velocidade ainda maior à partida, mas, em consequência, aumentando o risco de levar mais gols. Kooldy, num “elástico” desconcertante num jogador adversário, quase marca um belíssimo gol.

Não fosse a infelicidade nas finalizações, o time da UFC poderia ter ampliado ainda mais o placar. Várias oportunidades surgiram com Marcão, Wenderson, Adison, P.H., mas não eram aproveitadas, algumas por boas defesas do goleiro do Sumov. Aos 9min20seg, em boa jogada individual, Bruno Alex marcou o quinto gol da UFC. A equipe do Sumov sentiu o baque, mas continuou pressionando para diminuir o prejuízo no placar. A persistência acabou resultando, aos 12min24seg, no segundo gol, marcado por Matheus.

Clovandir Costa no comando da equipe.

Mesmo levando o segundo tento e o intuito do adversário de buscar o empate ou a virada, o time da UFC continuou sendo superior ao adversário, ainda que tivesse menos tempo de domínio de bola, demonstrando tranquilidade para administrar a vantagem. O Sumov levava mais perigo no aproveitamento das falhas da UFC do que em jogadas construídas, mas não conseguiu reagir. Final Sumov 2 x 5 UFC. Disputaram a partida os atletas Everton, Thyago (goleiros), Rogério, Adison, Berg, Bruno Alex, Jefferson, Kooldy, Roner, P.H., Marcão, Wenderson, Jhonas e Pedro. Além do treinador Clovandi, compuseram a equipe técnica Osvaldo, Júnior (auxiliares) e Davi (apoio).

 

Logotipo da Superintendência de Tecnologia da Informação
Acessar Ir para o topo