UFC avança e conquista a 9ª colocação no Desporto Universitário brasileiro
Data da publicação: 20 de novembro de 2019 Categoria: Sem categoriaApós encerrar na 12ª colocação em 2018 no ranking do Troféu Eficiência da Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU), a Universidade Federal do Ceará avança 3 posições e encerra 2019 como a 9ª Instituição de Ensino Superior (IES) mais eficiente do Desporto Universitário brasileiro, voltando a participar da premiação “Melhores do Ano”, quando ocorre a entrega da premiação as 10 IES melhores colocadas do ano, realizada no início da temporada seguinte.
A Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU) divulga ao final de cada ano a classificação do Troféu Eficiência, um ranking das IES e Federações Universitárias Estaduais (FUEs) melhores classificadas nas competições promovidas pela entidade. O Troféu Eficiência atua como forma de incentivo para uma maior participação das FUEs e IES nos eventos promovidos pela CBDU, além de proporcionar um aumento quantitativo e qualitativo das competições dentro do calendário anual.
Entre as instituições públicas, que não possuem um sistema de captação mais amplo de estudantes-atletas como as instituições particulares, a UFC ficou em 3º lugar, mesmo havendo participado menos de competições nacionais que UnB e UFRN, que ficaram à frente.
A UFC chegou a ocupar a 112ª colocação no ano de 2007, quando o ranking de eficiência das IES nos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) ainda era de responsabilidade do Comitê Olímpico Brasileiro (COB). A partir da implantação do Programa de Bolsa de Incentivo ao Desporto em 2010, outras ações foram tomadas para o desenvolvimento do potencial esportivo estudantil na instituição, contribuindo para uma melhor formação acadêmica e esportiva dos estudantes-atletas.
A UFC ainda contribuiu para que a Federação Universitária Cearense de Esportes (FUCE) conquistasse em 2019 o 1º lugar entre todas as Federações Universitárias do país pela primeira vez. Nesse ranking, é somada a pontuação de todas as IES do Estado, indicando que o Desporto Universitário cearense é o mais competitivo do país.