Rodada movimentada dos JUCS para a UFC no final de semana
Data da publicação: 13 de maio de 2018 Categoria: Sem categoriaA rodada do final de semana dos Jogos Universitários Cearenses (JUCS) movimentou quase todos os times de esportes de quadra da Universidade Federal do Ceará. Os jogos ocorreram parte na Quadra do CEU, no Campus do Benfica e parte nas quadras da Unifor. A rodada teve início ainda na noite de sexta-feira, 11/05 e estendeu-se até a manhã/tarde de sábado.
Na noite de sexta-feira, 11/05, às 21h, na Quadra do CEU, o time de basquete masculino enfrentou o da Unichristus. O jogo acabou não chegando ao seu final. No primeiro quarto, a UFC abriu sete pontos de vantagem, mas aos poucos os visitantes conseguiram equilibrar a partida e acabaram por virar o marcador. O treinador Tancredo Menezes do banco chamava muito a atenção de seus atletas, pedindo mais atenção na defesa.
O primeiro quarto acabou empatado em 12 a 12. Veio o segundo quarto e faltando 4min35seg para o final, um jogador da Unichristus contundiu-se e teve que sair de quadra. Como tinha apenas os cinco jogadores em quadra, nenhum no banco, a equipe visitante ficou com quatro atletas, o que desequilibrou a partida. O segundo quarto terminou com o placar de UFC 34 x 17 Unichristus. No terceiro quarto mais um jogador do time visitante saiu contundido, o que fez a equipe ficar reduzida a três atletas em quadra, contra cinco da UFC.
Com superioridade numérica em quadra a UFC começou a abrir um marcador elástico. Extenuados fisicamente, os adversários passaram a cometer faltas para serem eliminados pela quinta falta individual. Faltando 3min08seg para o final, um jogador da Unichristus cometeu sua quinta falta, tendo que deixar a quadra e o time com apenas dois jogadores. Faltando 2min49seg para acabar o terceiro quarto mais o quarto atleta dos visitantes teve que sair por cometer a quinta falta individual, o que fez com que sua equipe ficasse sem número mínimo de atletas em quadra, com a arbitragem encerrando a partida. O placar final foi UFC 57 x 19 Unichristus.
BASQUETE FEMININO
Na manhã do sábado, 12/05, foi a vez do time feminino de basquete da UFC entrar em quadra, na Unifor, contra a Faculdade Ateneu (Fatene). As meninas da UFC venceram as adversárias pelo placar de 41 a 32.
VÔLEI MASCULINO
Jogando na Unifor, o time de vôlei masculino da UFC enfrentou os donos da Casa. Embora tenha lutado bastante, a Unifor venceu o embate. No primeiro set o time da Casa dominou a UFC e venceu por 25 x 11. No segundo set a UFC “acordou”, jogou melhor do que no primeiro, mas foi superada pelo adversário pelo placar de 25 x 21. Veio o terceiro set e a Unifor impôs novamente seu jogo e fechou com a vitória de 25 x 13. Final: Unifor 3 x 0 UFC.
VÔLEI FEMININO
A UFC repetiu o duelo do vôlei masculino no feminino, enfrentando a Unifor, também na quadra adversária. O placar também foi igual ao jogo do masculino: Unifor 3 x 0 UFC, com parciais de 25 x 4, 25 x 13 e 25 x 6.
FUTSAL FEMININO
Dando sequência às disputas do torneio de futsal feminino, que se desenvolve em sistema de pontos corridos, as meninas do futsal da UFC enfrentaram as da Unifor, jogando na manhã de sábado, 12/05, na Quadra do CEU. As atletas da UFC lutaram bastante, mas do outro lado estava um dos melhores times de futsal feminino do País. O placar final foi UFC 0 x 6 Unifor.
FUTSAL MASCULINO
O duelo entre UFC e Unifor foi reeditado também no masculino, com as duas equipes disputando uma das semifinais da competição. A UFC chegou como primeira colocada de seu grupo. A equipe visitante veio com a nítida proposta de defender-se e tentar um gol, num momento fortuito. O time da Casa, por sua vez, veio com uma proposta de buscar o jogo e liquidar a fatura no tempo normal. O time da UFC tinha mais posse de bola e atacava mais, mas não conseguia criar chances efetivas de gol.
Numa jogada despretensiosa ocorreu o revés: num ataque em que um atleta apenas escorou uma jogada feita pela direita do ataque o time da Unifor e que resultou num chute cruzado para a área, a equipe visitante inaugurou o marcador aos 5min10seg. A Unifor, que já estava fechada em um sistema de jogo arquitetado para truncar a partida, fechou-se ainda mais.
No intervalo os treinadores Wildner Lins e Clovandi Costa pediu mais empenho, mais entrega dos atletas em quadra. Logo no início do segundo tempo os jogadores da UFC reclamaram do que consideraram ter sido penalidade máxima, afirmando que a bola batera na mão de um adversário dentro da área, mas a arbitragem nada marcou. Aos 6min34seg o goleiro da Unifor teve que tocar a bola fora da área para evitar o gol, recebendo cartão amarelo e marcado tiro direto para a UFC, não aproveitado pela equipe da Casa.
Os atletas da Unifor abusavam do antijogo, promovendo um “cai-cai” em quadra e simulando contusões para aliviar a pressão da UFC. Aos 15min a UFC lançou mão do goleiro-linha, com Rennan, aumentando a pressão. A UFC submeteu os adversários a uma blitze em sua quadra defensiva, mas não conseguiu furar a retranca da Unifor. O time da Casa lutou muito até o último segundo mas não conseguiu igualar o marcador, com a partida terminando com o placar de 1 x 0 para a Unifor.