Presente em oito modalidades, UFC participa dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) 2025, maior competição de desporto universitário da América Latina
Data da publicação: 3 de outubro de 2025 Categoria: 2025, JUBs, Notíciasevento acontece de 5 a 18 de outubro em Natal (RN); UFC leva atletas do judô ao futebol eletrônico
Iniciam com o mês de outubro as competições do maior evento de desporto universitário da América Latina. A “Olimpíada Universitária”, como é conhecida, ou, mais afetivamente, o “Jubão”, como também é chamado, revelam o peso dos JUBs, sigla para Jogos Universitários Brasileiros, que este ano serão sediados em Natal (RN), de 5 a 18 de outubro. A UFC leva estudantes-atletas para oito modalidades do total de 22, todas elas revisitando participações anteriores.
João Rocha (Educação Física) é, mais uma vez, um dos representantes da Universidade. Atleta do jiu jitsu, foi não apenas medalhista de ouro na edição de 2024, como eleito atleta destaque pela Confederação Brasileira de Desporto Universitário (CBDU) na cerimônia que sucedeu o evento. Para 2025, após sucessivas vitórias em torneios profissionais e universitários, como os Jogos Universitários Cearenses (JUCs) 2025, o atleta chega à disputa em quarto lugar do top 5 de lutadores de jiu jitsu pela Confederação Brasileira de Jiu Jitsu (CBJJ) e com favoritismo para a conquista do bicampeonato.

João Rocha, da graduação em Educação Física, recebe prêmio de atleta destaque pela CBDU. Foto: Reprodução/CBDU.
Outro nome de peso é Letícia Farias, da graduação em Farmácia. Intercalando a carga intensa de estudo com momentos familiares de lazer que serviram de treinamento, a estudante veste a camisa da Federal no esporte eletrônico, os e-sports, especificamente na modalidade futebol. Como parte do segmento de brasileiras admiradoras e praticantes, os gols de Letícia chegaram nas camadas virtuais e ultrapassaram as expectativas da própria. Nas seletivas online para os JUBs 2025, por exemplo, ela chegou a pontuar placares de 25 a 0, enfrentou a atual campeã brasileira do universitário e foi classificada para os JUBs no primeiro lugar geral. A modalidade é dinâmica e correspondente ao comportamento contemporâneo de se buscar o esporte em jogos de videogame: o futebol eletrônico é dedicado a disputas no jogo EA Sports FC a partir dos consoles PlayStation 5, Xbox Series S|X ou computador. Anteriormente, o jogo era conhecido popularmente como FIFA.
A famosa “bola laranja” também terá a representação da UFC no evento. Após o último desempenho da equipe de basquete 3×3 da Federal nos JUBs Praia 2025, que aconteceram em João Pessoa (Paraíba) com uma inédita medalha de bronze para a Universidade, desta vez outros estudantes levam o basquete para o palco da competição. Na categoria JUBs Atléticas, que ocorrem de forma simultânea com o evento principal, dez atletas titulares e reservas da Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade (FEAAC) fazem parte do basquete 5×5 ao levarem o nome da Atlética Dominadora para o evento. Os JUBs Atléticas são competições exclusivas entre as Associações Atléticas Acadêmicas (AAA) do Brasil, agrupadas por curso. Conheça aqui o que são e quais Atléticas compõem a UFC.
Jogos divididos entre semanas
Com divisão por período de chegada, os JUBs recebem os estudantes-atletas da UFC em datas diferentes. Letícia Farias, do futebol eletrônico, e João Rocha, do jiu jitsu, encontram a campeã universitária cearense Sabrina Lopes (Educação Física), que complementa o contingente de delegação pelo judô na categoria 63kg. Adriano Nunes (Letras Inglês), que já foi campeão brasileiro universitário de xadrez por equipes em 2021, nos JUBs da cidade de Brasília, volta a competir na modalidade, desta vez no individual: “estou indo para ganhar”, afirma. Os estudantes participam da primeira semana do evento, que vai do dia 05 a 11 de outubro.

Sabrina Lopes (Educação Física), judoca que representa a UFC nos JUBs 2025, foi campeã dos Jogos Universitários Cearenses (JUCs) no Ginásio Paulo Sarasate. Foto: Arquivo pessoal.

Miguel Ângelo, nadador do curso de Direito, competiu pela primeira vez nos JUBs em 2024. Foto: Raquel Melo.

Adriano Nunes (Letras Inglês), campeão por equipes nos JUBs 2021, volta a representar a UFC no xadrez individual. Foto: arquivo pessoal.
No calendário de competições da segunda rodada, que inclui novos esportes e que vai dos dias 12 a 18, a equipe da UFC Carcarás do Sertão é mais uma representante do esporte eletrônico, agora no jogo mobile Free Fire. junto com a equipe de basquete 5×5. Miguel Ângelo, do curso de Direito, que já tem tradição em campeonatos estaduais e rotinas de treino desde os 12 anos de idade, compete na modalidade natação pelo segundo ano consecutivo – em 2024, ocupou o décimo lugar nos 400 metros livre e o décimo primeiro nos 200 metros costa e 400 metros medley. Completa a lista da segunda semana a seleção de futsal masculino da Universidade, campeã dos últimos Jogos Universitários Cearenses (JUCs) e que não era classificada para os Jogos Universitários Brasileiros desde 2018.

Elenco e comissão técnica do futsal masculino da UFC, campeões da etapa final dos JUCs 2025. Foto: Victor Malioli.
UFC nos JUBs
Visitando Natal após 26 anos, o Jubão usualmente ocorre em Brasília, cidade-sede da Confederação Brasileira de Desporto Universitário, a CBDU, sua entidade realizadora. Após a bem-sucedida edição de 2024, que teve a junção de mais de 7 mil participantes, a competição permanece no litoral, seguindo o fluxo do último JUBs Praia, realizado em João Pessoa (PB), que teve participação da UFC no vôlei de praia e no basquete 3×3. A grande escala de estudantes que integra o cronograma de competições dialoga com a força dos nomes que já passaram pelos Jogos, da atleta e medalhista olímpica Maurren Maggi à ginasta campeã mundial Daiane dos Santos. A tradição dos JUBs vem de realizações que datam dos anos 1950, com a frequência anual e algumas ocasiões de realização dupla (concomitantemente em mais de uma cidade) sendo realizadas desde então.
Nos últimos anos, a UFC já subiu ao pódio do evento em diversos cenários. Na edição de 2018, estudantes conquistaram 6 medalhas para a Universidade, sendo 4 de prata e 2 de bronze. Um destes nomes, Lucas Mota, à época estudante de Direito, conquistou a primeira medalha do esporte eletrônico para o Ceará, no futebol, com a medalha prateada. Victor Gabriel, egresso do curso de Educação Física e atleta da paranatação, trouxe, de uma vez só, 5 medalhas para a UFC nos JUBs de 2017, três de prata e duas de bronze. Em 2019, Breno Mateus (Engenharia Mecânica), subiu ao lugar mais alto do pódio com o ouro no karatê kumite sênior até 67kg.
Em 2025, a UFC mantém as modalidades jiu jitsu, natação, Free Fire e xadrez, que estiveram presentes em 2024. Para a edição, 33 estudantes-atletas compõem a delegação da Universidade, que é acompanhada de perto pelo Coordenador de Desporto Estudantil e Secretário-adjunto de Esportes da UFC, Wildner Souza, o acompanhante técnico José Ribeiro Neto, estudante de Medicina, e o servidor José Clovandi Costa, oficial de delegação da primeira semana do evento.
As transmissões dos Jogos Universitários Brasileiros podem ser acompanhadas no canal oficial da Confederação Brasileira de Desporto Universitário.
