Letícia Farias, do curso de Farmácia, é classificada em primeiro lugar em seletivas dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) e vai para o nacional
Data da publicação: 29 de agosto de 2025 Categoria: 2025, E-sports, Notíciasestudante chegou a abrir placar de 25 a 0; finais nacionais do maior evento de desporto universitário brasileiro acontecem em Natal, de 05 a 19 de outubro deste ano
Muito se sabe da paixão de brasileiros e brasileiras e seus talentos no futebol. Com formatos bastante diferentes e complementares, como o futsal, FUT7 ou até mesmo o futevôlei, esse espírito se mostra cada vez mais forte em outro estilo, há pouco tempo considerado, de fato, desportivo em torneios: o formato eletrônico. E a Universidade Federal do Ceará (UFC) começa a estabelecer seus nomes. É o que mostra o boletim das seletivas online dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) do último dia 20 de agosto: Letícia Farias (Farmácia) se classificou em primeiro lugar e irá representar a Universidade e o Ceará em Natal, cidade-sede dos JUBs 2025.
Após conjunto de sete partidas, Letícia teve seis vitórias e foi classificada após êxitos no modelo suiço, quando há disputas aleatórias, não há fases de grupos e os competidores enfrentam disputas em seu mesmo nível de campanha – mesmo método adotado em modalidade como xadrez ou outros esportes eletrônicos. Com preparação iniciada em 2024, a aluna do décimo semestre de farmácia relata que o maior objetivo este ano foi aprimorar as táticas de jogo, uma de suas principais formas de lazer, para concretizar a conquista. “Foi além das minhas expectativas, eu não estava esperando passar”, conta.
O objetivo da estudante havia sido bem delineado. Em 2023, Letícia participou dos Jogos da UFC, iniciativa interna promovida pela Coordenadoria de Desporto Estudantil da Secretaria de Esportes da Universidade. Na ocasião, o desempenho a levou até a final. Foi vice-campeã no primeiro turno e campeã no segundo, com o propósito de participar dos Jogos Universitários Cearenses (JUCs), que a levariam ao JUBs.
Em 2024, já classificada para a maior competição brasileira para os universitários, ainda nas fases eliminatórias da competição, teve resultados que a levaram até a segunda posição no ranking geral. A mudança de rumo, no entanto, veio logo em seguida, quando teve de enfrentar uma adversária conterrânea para obedecer a regra da Confederação Brasileira de Desporto Universitário (CBDU), que permite apenas uma representante por federação. O caminho foi brevemente obstruído pela única derrota que não poderia ter, e a vontade de ir ao JUBs foi adiada.
Com as técnicas aprimoradas em 2025, Letícia narra que focou seu tempo de diversão em entender os pontos de melhoria de sua rotina de jogo, além de ter a vontade de competir contra grandes adversárias. A dedicação a fez uma das estudantes-atletas que irão representar a UFC nos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs). A competição, maior de desporto universitário da América Latina, será realizada entre os dias 05 a 19 de outubro e já conta com representantes no futsal, xadrez, jiu jitsu, além de várias outras. Nos esportes eletrônicos, Letícia se junta à seleção Carcarás do Sertão, que dá o nome pela UFC no jogo Free Fire.
“Estou muito feliz. E acho que já transpareceu, muito feliz de ter conseguido essa classificação e poder representar a UFC nos jogos. Não era o que eu estava esperando. Só de ter conseguido a classificação pra mim já é uma vitória”, compartilha a estudante. Letícia chegou a vencer a primeira partida das seletivas online pelo placar de 25 a 0, com rodadas seguintes chegando nos 20 a 3. Todas vantagens para sua classificação em primeiro lugar no ranking geral, posição que chegou após enfrentar a atual campeã brasileira, Isabela Gomes, também cearense, com vitória por 5 a 3.

Letícia Farias (Farmácia), classificada em primeiro lugar para os Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) 2025. Foto: arquivo.
O resultado é reflexo do hábito de jogar jogos de videogame desde a infância, sempre por diversão. Mesmo na rotina competitiva, a estudante conta que os momentos de lazer com primos e família são cruciais para incentivá-la como um todo e tirar a sobrecarga que pode vir com as longas rotinas de estudos, projetos de pesquisa ou extensão.
“Sempre que eu jogo, jogo para relaxar, para esvaziar minha mente, para que eu possa, depois, conseguir dar o meu melhor nas minhas atividades nos estudos e também nos projetos que eu participo, e o curso que eu faço já é um curso muito denso, acho que quando eu tiro um tempinho para jogar, eu consigo relaxar e depois consigo focar no meu estudo, nos projetos e nos objetivos em geral”, compartilha a aluna, quando perguntada sobre a importância do jogo e do incentivo da Secretaria de Esportes da UFC em sua formação.
Com pouco mais de um mês para o início dos JUBs, o foco de Letícia agora é a continuidade da melhoria de suas técnicas de jogo, modalidade na qual ela chegará com chances de medalha. Para ela, é importante ainda não esquecer do principal, ou seja, a diversão. “Conhecer as meninas vai ser muito legal. E só se divertir, acho que isso é o importante, se divertir lá. Espero que saia com a medalha também, seja ouro, prata ou bronze, mas é isso, estou muito feliz e espero que saia tudo bem lá”.