A UFC esteve presente no Fórum Nacional de Pró-Reitores de Assuntos Comunitários e Estudantis(FONAPRACE), que debate políticas e diretrizes para implementar ações nas áreas comunitárias e estudantis. Mais especificamente, o fórum coloca em pauta assuntos relacionados aos restaurantes universitários; psicologia e seus desafios na assistência estudantil; e esportes. Com esse objetivo, foi aberto no dia 25 de abril, na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), o I Encontro Regional Norte/Nordeste do FONAPRACE.
No Grupo de Trabalho de Esportes estiveram presentes representantes da UFAM, UFAL, UFCG, UFRPE, UFPE. O grupo tem como objetivo promover o intercâmbio de ações exitosas entre as instituições para a promoção da permanência dos discentes, expor as dificuldades para encontrar um caminho comum a fim de solucioná-las bem como consolidar uma rede de profissionais mais integrada e que se comunica entre si.
Os temas mais relevantes no que toca aos esportes e que foram discutidos no GT de esportes foram:
- Aplicação de recursos do PNAES no esporte
- Participação das IEFES nos Jogos Universitários Brasileiros
- Jogos Universitários das Federais – JUF’s
- Compras compartilhadas de material esportivo
- Financiamento e organização dos eventos esportivos internos da IFES
- “Bolsa Atleta”
Finalmente, foi elaborada proposta que deverá constar na Carta de Campina Grande a ser enviada para ANDIFES(Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições de Ensino Superior). Em relação à política de esportes, constou na carta a visão que as IFES traçaram para alcançar melhores resultados, e uma gestão comprometida com os esportes.
Abaixo, o trecho da Carta de Campina Grande:
“As instituições de Ensino Superior devem garantir a realização e apoio para práticas esportivas de participação, integração e promoção da saúde, bem como para o desporto e paradesporto educacional e de rendimento.
Sendo Assim, necessitamos:
- Estrutura física: garantia de capital para construção, manutenção, recuperação e aquisição de equipamentos;
- Manutenção e aquisição de material esportivo;
- Adquirir novo técnicos desportivos nas Universidades federais;
- Concretizar a realização dos Jogos Universitários Federais
- Apoio na criação e realização de programas para esporte de participação (jogos e torneios internos) e atividades de promoção da saúde;
- Estabelecer critérios para a identificação de um percentual adequado do PNAES para a aplicação de uma política de Esportes nas Universidades;
- Criação de um Fórum Nacional de Gestores do Esporte Universitários das Instituições Federais de ensino Superior”