Carolina Conrado e Vitória Lima, atletas do vôlei de praia da UFC, são convidadas da semana do Elas na Jogada, do Sistema Verdes Mares
Data da publicação: 29 de setembro de 2025 Categoria: 2025, Notícias, VôleiNa última sexta-feira (26), a dupla Carolina Conrado (Engenharia de Alimentos) e Vitória Lima (Fisioterapia) foi a convidada da semana do programa Elas na Jogada, do Sistema Verdes Mares. No estúdio da emissora, no bairro Dionísio Torres, as estudantes foram entrevistadas pelas jornalistas Crisneive Silveira e Denise Santiago sobre a trajetória no vôlei de praia, as preparações para as competições e os projetos que fizeram e fazem parte da rotina da dupla desde 2024, ano que marca o primeiro encontro em competições oficiais das estudantes.
Uma das pautas principais do programa, a modalidade vôlei de praia dentro do contexto do esporte universitário não ficou de fora. Carol e Vitória têm passagem recente pelos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs), edição Praia, realizados de 31 de agosto a 07 de setembro em João Pessoa, Paraíba. A dupla chegava à competição favorita ao ouro após o marcante desempenho nos JUBs Seletivas, pré-processamento que dá oportunidade à disputa do mundial. Classificadas no segundo lugar geral, foi o único passo de distância do circuito universitário global, a Universiade.

(Esquerda para direita) Carol Conrado, Crisneive Silveira, Vitória Lima e Denise Santiago em registro da gravação do programa Elas na Jogada, do Sistema Verdes Mares. Foto: Ícaro Duarte.
“A gente tem que entender que não vai ganhar sempre”, pontuou Carol, quando perguntada sobre o aprendizado proporcionado pelo esporte nas vitórias e também nas derrotas. “Tudo isso faz parte do processo”, destacou Vitória, ao comentar com leveza que o processo pode ser demorado e motivo de ansiedade. Nos JUBs Praia, mesmo com o favoritismo, a participação das atletas foi encerrada no oitavo lugar geral, ainda no rol das dez melhores duplas universitárias do Brasil. A derrota precoce ocorreu nas quartas de final, na disputa contra a dupla gaúcha da Univates, em parciais que renderam 21 a 17. Apesar das dificuldades, a dupla garante que a jornada vale a pena e reforça os aspectos de bem-estar e saúde que uma rotina esportiva pode trazer para a vida pessoal de seus praticantes.
Além do desempenho nas últimas competições e nos desafios de junção da vida universitária com a vida de atleta, Carol e Vitória ressaltaram a importância do apoio institucional da Universidade Federal do Ceará e da Secretaria de Esportes da UFC para a permanência de discentes no esporte e o fomento aos atletas de rendimento. Dentre os suportes citados, Vitória salientou o apoio possibilitado pelas ajudas de custo e a existência da Bolsa de Incentivo ao Desporto (BID) como fator de assistência. A BID, cujo edital de seleção tem frequência anual, é apoio remuneratório no valor de R$700 que permite aos estudantes organizar os estudos do semestre junto à dedicação desportiva em 12 horas semanais, garantindo a participação no esporte com constante aperfeiçoamento e o compromisso de não reprovação em componentes curriculares.
O programa Elas na Jogada, que foi veiculado na rádio FM Verdinha no sábado (27) às 9h e no domingo (28) às 13h na TV Diário, pode ser acompanhado na íntegra no canal oficial do YouTube da emissora.
