Atlética de Medicina da UFC conquista título inédito da IX Intermed Nordeste e coloca Ceará no topo da competição
Data da publicação: 2 de dezembro de 2025 Categoria: 2025, NotíciasPor Ícaro Duarte
Revisão: Eldo Pereira
A Associação Atlética Acadêmica Selvagem, do curso de Medicina da Universidade Federal do Ceará (Famed/UFC), saiu campeã da primeira divisão da IX Intermed Nordeste, alcançando um feito inédito para o Estado. O evento, considerado o maior encontro esportivo de estudantes de Medicina da Região Nordeste, foi realizado dos dias 20 a 23 de novembro em Fortaleza, reunindo mais de 20 atléticas de instituições públicas e privadas.

Atlética Selvagem (Medicina) é a campeã do IX Intermed Nordeste. Foto: Fotosbydavid.
A competição abrangeu dez modalidades entre coletivas e individuais: futsal, futebol 7, voleibol de quadra e praia, basquete, handebol, tênis de mesa, poker, natação, sinuca e truco. Cada uma das modalidades monta pódio com três colocados e o desempenho da Selvagem garantiu a liderança geral da primeira divisão.

Atlética Selvagem celebra primeiro título para o Ceará no IX Intermedo. Foto: Fotosbydavid.
Confira as colocações:
Natação – Ouro – Guilherme Rolim – Nado Costas
Basquete Masculino – Ouro
Sinuca Feminino – Marina e Letícia – Ouro
Handebol Masculino – Ouro
Natação – Prata – Bia Luna – Nado Peito
Natação – Prata – Guilherme Rolim – Nado Peito
Natação – Prata – Bia Luna – Nado Borboleta
Tênis de mesa feminino – Prata – Sofia
Futsal Feminino – Bronze
Basquete Feminino – 4° Lugar
Futebol 7 Masculino – 4° Lugar
Truco Feminino – Eduardo Severo – 4° lugar
Vôlei de Praia Feminino – Lourdes e Eduarda Souza – 4° Lugar
Futsal Masculino – 5° Lugar

Handebol masculino foi medalha de ouro. Foto: Fotosbydavid.
Selvagem no Intermed
A participação da atlética no Intermed Nordeste começou em 2017, inicialmente como convidada. Em 2018 (Caixas-MA) e 2019 (Teresina-PI), a equipe chegou ao bicampeonato da segunda divisão, garantindo o acesso à elite da competição, que exige a participação consecutiva em duas edições para validação da vaga. Desde então, a Selvagem manteve campanhas competitivas, destacando-se com o 3º lugar geral em 2023, em Parnaíba (PI), e a 5ª colocação em 2024, em São Luís (MA).
Além de ter o melhor desempenho em 2025, como campeã geral da primeira divisão e tornando-se a primeira atlética do Ceará a vencer o Intermed Nordeste, a Selvagem conquistou em maio deste ano o bicampeonato do Interatléticas CE (InterCE), jogos internos das atléticas dos cursos de Medicina do Estado do Ceará.
“É um sonho que se tornou realidade. Encerrar o ano com dois títulos inéditos para a Instituição (UFC) é motivo de alegria para todos nós”, conta João Ribeiro, Diretor de Esportes e Eventos da Atlética Selvagem e também bolsista do programa Bolsa de Incentivo ao Desporto (BID) da UFC, no projeto gerenciado pela Secretaria de Esportes da Universidade da modalidade assessoria de gestão. No mês de novembro, a Atlética dirigida pelo estudante foi também medalha de prata no basquete pelos Jogos da UFC. Saiba mais sobre as Atléticas da Universidade.
Demonstrando a força do esporte cearense, o pódio da competição foi inteiramente das equipes estaduais na competição regional, com a Atlética Audácia (Unichristus) em segundo lugar e a Atlética Tenebrosa (Unifor) em terceiro.
