A Sesp
A Secretaria de Esportes da Universidade Federal do Ceará (Sesp-UFC) é unidade administrativa e órgão suplementar vinculado diretamente à Reitoria da Universidade, com aprovação em sessão ordinária do Conselho Universitário (Consuni) em 23 de setembro de 2024. Tem o propósito de fomentar o desenvolvimento do esporte universitário, de base e de alto rendimento, bem como realizar estudos e pesquisas para fins de inclusão e reintegração social.
Entre outras atividades, destaca-se a manutenção de políticas de incentivo à permanência de estudantes enquanto discentes em constante capacitação por meio das Bolsas de Incentivo ao Desporto (BID), bem como sua permanência no próprio corpo desportivo da Universidade, garantindo ao campo e a seus indivíduos um contínuo aperfeiçoamento e crescimento. O esporte é visto como importante estrutura de redução de evasão, suporte à busca de estilo de vida salutar e prática necessária de lazer.
Além do propósito de assistência estudantil, a Sesp-UFC tem papel fundamental como facilitadora didática nas ações relacionadas ao desporto universitário, promovendo e estimulando a prática esportiva saudável no corpo estudantil (conheça as Atléticas), no conjunto de servidores técnico-administrativos e docentes que compõem a Universidade, ativos ou aposentados. Com projeto de estímulo da saúde mental e física, tem o objetivo de integrar a comunidade e convidá-la a interagir e participar das atividades nos mais diferentes campi.
A política desportiva da Sesp-UFC está estruturada em quatro frentes, cujas atuações como Coordenadorias permitem perspectiva dedicada ás especificidades do escopo esportivo universitário, sendo elas:
Desporto Estudantil
O desporto estudantil na UFC tem uma rica história que remonta à sua criação em 1954, abrangendo todas as manifestações previstas na Lei nº 9.615/1998: desporto educacional, de participação, de rendimento e de formação (Consulte mais detalhes sobre cada modalidade em nosso glossário). Além disso, nas Instituições Federais de Ensino Superior, o esporte assume caráter de Assistência Estudantil (Decreto nº 7.234/2010), sendo reconhecido como área estratégica para ampliar as condições de permanência dos jovens na educação superior pública federal.
Coordenador: Wildner Souza
Desporto Comunitário e Inclusão Social
O Desporto Comunitário é um meio de difusão do esporte em suas variadas vertentes, promovendo qualidade de vida, saúde e bem-estar para as comunidades externas à Universidade. Atua alinhado aos pilares fundamentais da Universidade (Pesquisa, Ensino e Extensão), possibilitando engajamento multidisciplinar entre setores e Unidades Acadêmicas, além de favorecer convênios com entidades públicas e privadas. Fortalece programas e projetos existentes por meio de eventos de integração esportiva, visando maior conscientização, prevenção e promoção da saúde, convidando a sociedade geral a interagir e participar das práticas esportivas da UFC.
Coordenadora: Raquel Melo
Coordenadoria de Desporto de Aventura e Lazer
A Coordenadoria de Desporto de Aventura e Lazer promove atividades que desafiam os ambientes físicos com riscos controlados, oferecendo emoções diversificadas enquanto conecta os praticantes com a natureza. Estas práticas, presentes também no ecoturismo, contribuem para a melhoria da qualidade de vida através de modalidades como mountain bike, rapel, tirolesa e arvorismo, funcionando tanto como recreação quanto como ferramenta de conscientização ambiental, engajando assim a Universidade neste importante segmento esportivo.
Coordenador: Prof. Antonio Lima
Paradesporto Universitário
A Coordenadoria do Paradesporto Universitário realiza a gestão e o desenvolvimento do Paradesporto na UFC, construindo um elo entre o desporto e a consciência social, contribuindo para o desenvolvimento de uma universidade mais equitativa e fraterna com respeito e oportunidades iguais para todos, promovendo a inclusão de pessoas com deficiência (PCDs) em todas as suas múltiplas dimensões.
Coordenador: Prof. Valdir Ramos