Programa Bolsa de Incentivo ao Desporto 2026: confira o resultado preliminar do certame
Data da publicação: 19 de fevereiro de 2026 Categoria: 2026, NotíciasA Secretaria de Esportes da UFC (Sesp-UFC) e a Pró-Reitoria de Assistência Estudantil (PRAE) tornam público o resultado preliminar do edital n.º2/2026/PRAE/UFC, que seleciona para o Programa Bolsa de Incentivo ao Desporto 2026. O certame contempla a distribuição de até 100 vagas para o fomento do esporte no âmbito universitário, em modalidades que abarcam práticas coletivas como futsal, voleibol, basquete, handebol e também modalidades individuais como jiu jitsu ou xadrez. Estudantes de cursos presenciais da Universidade puderam realizar inscrições de 01 a 08 de fevereiro de 2026.

Resultado preliminar do Programa Bolsa de Incentivo ao Desporto 2026 é lançado nesta quinta-feira (19). Foto: Divulgação/Secretaria de Esportes.
Discentes com inscrição no certame terão duas situações conforme regulamenta o edital: classificáveis e indeferidos(as). Na primeira situação, estão alocados discentes que compareceram às avaliações práticas, enviaram documentação comprobatória adequada e agora concorrem às vagas do edital. Discentes com indeferimento possuem ausências em etapas importantes, como na falta à avaliação sem justificativa prevista no edital ou sem envio de documentação que comprove desempenho na modalidade individual escolhida. Confira o resultado preliminar na íntegra.
Para pessoas inscritas que desejem interpor recursos, o prazo para envio acontece entre os dias 19 e 20 de fevereiro. As contestações devem ser enviadas ao e-mail oficial da Secretaria de Esportes, sesp@ufc.br. Após análises, as respostas aos recursos devem ocorrer no dia 23 de fevereiro. A Sesp alerta que os recursos devem obedecer às instruções do edital e conter a devida fundamentação. Recursos enviados por outros canais de comunicação não serão considerados pela unidade.
O resultado final da BID 2026 tem previsão de lançamento em 25 de fevereiro, com a vigência da BID ocorrendo entre os meses de março a dezembro. Estudantes-atletas com aprovação devem manter 12 horas semanais de atividades esportivas, supervisionadas pela Coordenadoria de Desporto Estudantil da Sesp, além de outros requisitos, como concluir cada semestre do ano sem reprovações.
