UFC estreou no Campeonato Cearense de Futsal
Data da publicação: 24 de abril de 2018 Categoria: Sem categoriaO time de futsal masculino da Universidade Federal do Ceará (UFC) estreou no Campeonato Cearense na tarde de sábado, 21/04, jogando contra a Associação Desportiva Caucaia, na Quadra do CEU, no Campus do Benfica. Apesar de ter sido superior ao adversário por toda a partida, o time da Casa acabou não conseguindo vencer.
O treinador Clovandi Costa lançou em quadra a seguinte formação inicial: Thyago (goleiro), Roner, Pedro, Kooldy e Jefferson. Aproveitando a vantagem de jogar em casa, desde o início a UFC buscou o ataque. Com um toque de bola rápido, levava mais perigo ao gol de Caucaia. Mesmo com a maior posse de bola e mais ofensividade, aos 3min14seg o adversário abriu o marcador, numa jogada pela lateral esquerda que culminou com um chute cruzado, quase rente à trave, do atleta Paulo Roberto.
O time da UFC procurou manter o equilíbrio e não deixar que o gol sofrido abalasse a estratégia de jogo. Manteve a iniciativa de atacar e buscar o empate. Faltava, entretanto, uma maior objetividade nas finalizações. Com um time bastante modificado em relação ao grupo que disputou o campeonato no ano passado, a UFC apresentava uma excelente qualidade técnica, mas ainda parecia não estar entrosado.
Aos 6min18seg, numa boa jogada pela esquerda, Wenderson driblou seu marcador e mandou uma bomba de canhota, cruzada, que entrou no ângulo superior esquerdo do goleiro adversário, que nada pode fazer, decretando o empate. A UFC passou a pressionar ainda mais em busca do desempate. Foi quando, numa jogada controversa, ocorreu o revés. Berg foi empurrado no campo de ataque, sendo lançado ao chão e perdendo a bola, o que propiciou um contra-ataque da equipe visitante que terminou com um gol do atleta Roger. Os atletas reclamaram da não marcação da falta em Berg, mas a arbitragem confirmou o gol de Caucaia.
Em desvantagem no placar a UFC intensificou ainda mais a pressão. Os últimos cinco minutos do primeiro tempo praticamente foram de ataque contra defesa, com a equipe de Caucaia se limitando a se fechar em sua quadra defensiva. A equipe da Casa pressionou, mas o primeiro tempo terminou com o escore de UFC 1 x 2 Caucaia.
No segundo tempo o panorama do final da primeira etapa não se modificou, exceto pela pressão ainda maior da UFC sobre Caucaia, que desde o início mostrou-se também no intento de continuar se defendendo e explorar os contra-ataques. O jogo de ataque contra defesa manteve-se. Vieram as bolas na trave. Inúmeras, com Kooldy, Roner, Berg, Wenderson, mas a bola teimava em não entrar.
O time da UFC “alugou” a quadra defensiva de Caucaia e submeteu os adversários a uma blitz. Em raros contra-ataques a equipe visitante buscava respirar um pouco. Faltando cinco minutos para o final da partida a UFC lançou mão do goleiro-linha, com Roner, encurralando ainda mais o oponente em sua quadra. A bola girava rápido, as oportunidades surgiam, mas não eram convertidas. Mesmo lutando até o último segundo a equipe da Casa não conseguiu empatar ou reverter o placar. Final: UFC 1 x 2 Caucaia.